Porsche Cayenne Forums banner

Aviso de "Nível Mínimo de Óleo" - Leitura Falsa (Alguma experiência aqui?)

1 reading
18K views 8 replies 5 participants last post by  Edjac1  
#1 ·
Olá a todos, (Cayenne 3.6 6 cilindros de 2013)

Meu painel começou a exibir um aviso amarelo "Nível mínimo de óleo atingido" há 2 semanas enquanto eu dirigia.
Felizmente, eu já havia comprado e instalado uma vareta e pude confirmar facilmente que o óleo estava cheio.
O que me confunde é que uma empresa de automóveis não inclua uma vareta em primeiro lugar.

Eu troquei o óleo no fim de semana seguinte e, enquanto estava lá, removi o sensor de nível de óleo, verifiquei e limpei os contatos eletrônicos. Depois de reinstalar e encher o motor com 7 litros de óleo novo, a mensagem reapareceu assim que eu virei a chave.

Assumindo um sensor defeituoso, encomendei um sensor de substituição (que se parece exatamente com a peça VW original que estava lá) e o substituí esta tarde depois de esvaziar/encher o óleo mais uma vez. Em uma nota relacionada, se eu remover o sensor do conector completamente, a mensagem muda para um "medição de óleo falhou" amarelo, então eu sei que o carro pode realmente obter uma leitura de alguma voltagem do sensor. É só exibir o resultado incorreto.

Você pensaria que isso resolveria o problema... mas não. A mensagem de baixo nível de óleo persiste no meu painel. Neste ponto, eu não tenho certeza para onde me virar. Vou investigar a possível corrosão do fio que sai do sensor e sobe pela parede do motor... mas adoraria saber se alguém mais teve esse problema e o que fez para resolvê-lo? Não tem nada a ver com o nível real do óleo. Parece ser mais um erro de leitura.

Obrigado
John

#2 ·
Olá a todos, (Cayenne 3.6 6 cil. de 2013)

Meu painel começou a exibir um aviso amarelo "Nível mínimo de óleo atingido" há 2 semanas enquanto eu dirigia.
Felizmente, eu já havia comprado e instalado uma vareta e consegui confirmar facilmente que o óleo estava cheio.
O que é confuso para mim é que uma empresa de automóveis não inclua uma vareta em primeiro lugar.

Eu troquei o óleo no fim de semana seguinte e, enquanto estava lá, removi o sensor de nível de óleo, verifiquei-o e limpei os contatos eletrônicos. Depois de reinstalar e encher o motor com 7 litros de óleo novo, a mensagem reapareceu assim que eu virei a chave.

Assumindo que era um sensor defeituoso, encomendei um sensor de substituição (que se parece exatamente com a peça VW original que estava lá) e o substituí esta tarde depois de esvaziar/encher o óleo mais uma vez. Em uma nota relacionada, se eu remover o sensor do conector completamente, a mensagem muda para um "medição de óleo falhou" amarelo, então eu sei que o carro pode realmente obter uma leitura de alguma voltagem do sensor. É só que está exibindo o resultado incorreto.

Você pensaria que isso resolveria o problema... mas não. A mensagem de baixo nível de óleo persiste no meu painel. Neste ponto, não tenho certeza para onde me virar. Vou investigar a possível corrosão do fio que leva do sensor até a parede do motor... mas adoraria saber se alguém mais já lidou com esse problema e o que fez para resolvê-lo? Não tem nada a ver com o nível real de óleo. Parece ser mais um erro de leitura.

Obrigado
John

#3 ·
A trama se complica - depois de um tempo. COMO UM DIA.. meu menu de nível de óleo de repente mostra cheio e verde até o topo, mas estranhamente, mesmo com essa condição válida sendo medida pelo carro, ele ainda pisca o amarelo "Mínimo de Óleo Atingido"! Agora estou completamente perplexo com este carro maldito. Tentei desconectar a bateria por 30 minutos apenas para redefinir quaisquer problemas de CPU. Eu não recomendaria tentar acessar a bateria nesta coisa, a menos que sua vida dependa disso. A Porsche fez o seu melhor para tornar o acesso à bateria um dos processos mais loucos que já fiz neste carro. Agora a luz do airbag está acesa, além do aviso persistente de nível de óleo. Vou executar meu obd2 e durametric nele amanhã, mas não estou esperando nenhum milagre e provavelmente terei que levá-lo ao serviço e gastar uma pequena fortuna. Eu esperava que alguém por aí tivesse encontrado o mesmo problema. Postarei novamente quando descobrir o que diabos está acontecendo.

#4 ·
Algumas coisas. Desconectar a bateria é muito improvável que resolva qualquer coisa em um carro moderno. Isso era antigamente, na época da memória RAM direta em um carro... com NVRAM, os problemas/códigos/erros são cuidadosamente armazenados até serem limpos.

E se você precisar desconectar a bateria, é trivial fazê-lo. No carpete em frente ao banco do motorista (você precisa remover os tapetes para ver) há uma pequena escotilha. Abra-a - e você verá uma porca em forma de bolota com dois fios grandes presos por baixo com terminais. Remova a porca. Remova e isole os fios para que não toquem no chão. Você acabou de desconectar a bateria do carro. Reconectá-la é o inverso. Leva mais tempo para encontrar o soquete certo (parece-me que é 10 mm, mas pode ser 12..) do que para desconectar.

#5 ·
Olá a todos, (Cayenne 3.6 6 cilindros de 2013)

Meu painel começou a exibir um aviso amarelo "Nível mínimo de óleo atingido" há 2 semanas enquanto dirigia.
Felizmente, eu já havia comprado e instalado uma vareta e consegui confirmar facilmente que o óleo estava cheio.
O que é confuso para mim é por que uma empresa de automóveis não incluiria uma vareta em primeiro lugar.

Eu troquei o óleo no fim de semana seguinte e, enquanto estava lá, removi o sensor de nível de óleo, verifiquei e limpei os contatos eletrônicos. Depois de reinstalar e encher o motor com 7 litros de óleo novo, a mensagem reapareceu assim que girei a chave.

Assumindo um sensor defeituoso, encomendei um sensor de substituição (que se parece exatamente com a peça VW original que estava lá) e o substituí esta tarde depois de esvaziar/reabastecer o óleo mais uma vez. Em uma nota relacionada, se eu remover o sensor do conector completamente, a mensagem muda para um "medição de óleo falhou" amarelo, então eu sei que o carro pode realmente obter uma leitura de alguma tensão do sensor. É apenas exibir o resultado incorreto.

Você pensaria que isso resolveria o problema... mas não. A mensagem de baixo nível de óleo persiste no meu painel. Neste ponto, não tenho certeza para onde me virar. Vou investigar a possível corrosão do fio que leva do sensor até a parede do motor... mas adoraria saber se mais alguém teve esse problema e o que fez para resolvê-lo? Não tem nada a ver com o nível real de óleo. Parece ser mais um erro de leitura.

Obrigado
John
Eu tenho esse problema toda vez que verifico meu óleo. O Cayenne dos meus amigos, que eu ajudo a fazer a manutenção, tem o mesmo problema.
O meu é um S 2012, o dele é um S 2013.
Então, apenas ignore por alguns dias, desde que você coloque a quantidade especificada de óleo quando o trocar. Sim, eu gostaria que tivesse uma vareta... mas entendo que o motor tem um sistema de lubrificação de cárter semi-seco (pelo menos os V8). Talvez essa seja a razão pela qual a medição do óleo é um pouco defeituosa.
Eu encho até a especificação e dirijo. Eventualmente, o sistema de indicação do nível de óleo acompanha e - "ah, certo, Fritz, temos óleo suficiente"...

#6 ·
Eu tenho esse problema toda vez que troco o óleo. O Cayenne dos meus amigos, que eu ajudo a fazer a manutenção, tem o mesmo problema.
O meu é um S 2012, o dele é um S 2013.
Então, apenas ignore por alguns dias, desde que você coloque a quantidade especificada de óleo quando o trocar. Sim, eu gostaria que tivesse uma vareta... mas entendo que o motor tem um sistema de lubrificação de cárter semi-seco (pelo menos os V8). Talvez essa seja a razão pela qual a medição do óleo é um pouco instável.
Eu encho até a especificação e dirijo. Eventualmente, o sistema de indicação do nível de óleo acompanha e - "ah sim, Fritz, temos óleo suficiente"...

This post has been deleted
#8 ·
Também tenho tido este problema desde que tenho o carro. Já voltou à concessionária principal da Porsche, que também não conseguiu consertá-lo! Parece haver um problema no painel de instrumentos. Estou prestes a enviar o painel para uma empresa de testes de ECU que parece achar que pode resolver o problema. Tive 2 sensores de nível e também comprei uma vareta de medição, então sei que tem óleo suficiente.

#9 ·
Apenas uma atualização sobre este problema. Meu mecânico independente genial resolveu o problema.
Descobriu-se que o interruptor do capô tinha um aterramento defeituoso! Isso levou à falha de nível mínimo de óleo atingido. Ele consertou o interruptor do capô e agora o nível de óleo pode ser lido!
Só falta o vazamento de água para consertar agora!